Africa para experientes
Definição da Nigéria roubada para dar nome à parede contra a qual vou atirando experiências neste país.
31 março 2006
30 março 2006
A linha
Há uma linha na Nigéria. Uma linha que não está marcada no chão, nem nas paredes ou no tecto. Não a verão no telhado ou no meio da rua; não a busquem no autocarro, não a procurem na internet. No entanto, é uma linha que está por toda a parte e que sentimos assim que chegamos ao país.
É uma linha entre brancos e negros. É uma linha que se move continuamente connosco, e que se encontra sempre que há duas pessoas de cor diferente. Ela faz-se notar pelos "sim senhor" com que eles nos respeitam, enquanto fazem uma vénia, mas também na dureza e crueldade com que a maioria dos gestores negros tratam os seus subordinados, como que procurando afirmar o poder que agora têm. Ela está lá quando somos respeitados enquanto se grita aos negros, ou quando temos direito a comida diferente, num local diferente.
É uma linha fina, mas que nos rodeia, asfixiando-nos enquanto somos enojados por ela. Uma linha contra a qual somos (quase) impotentes...
27 março 2006
O bizarro, e mais além

Mostrei-o a um dos locais, que me disse que "não senhor, isso não é nenhuma barata; isso é uma agbakara, e é um excelente pitéu quando grelhada".
Notem que o "Rivera Card" na imagem é do tamanho de um normal cartão de crédito...
25 março 2006
Apenas até à próxima manhã

Sento-me à mesa e olho as caras ao meu redor, também elas ansiosas por outros lugares, mas que parecem não ouvir os ruidos que vêm lá de fora ou pelo menos não serem perturbadas por eles. À volta da mesa comprida cruzam-se conversas tépidas com palavras arrastadas ao redor de eficiências, as novas máquinas, os velhos procedimentos operativos. O cansaço elimina a paciência para aturar mais do que fiz durante todo o dia, e depois do fantástico ananás com que Duba, o cozinheiro, me delicia todas as noites, abandono a mesa. Experimento sentar-me um pouco na sala, mas sou afugentado pelos gritos de mais um qualquer reality show que alguém insiste em ver.
Recolho-me ao meu quarto, para apenas entregar-me à cama. Ainda espreito pelo canto dum olho mal fechado a antologia da poesia portuguesa, mas a esta hora não há alma para a receber.
De manhã faço-me ao caminho entre a casa de hóspedes e a fábrica. É nesses dez minutos de caminho que sinto que mais um dia passou sem que eu vivesse realmente. São esses dez minutos em que todo o peso da frustração cai sobre as rugas expressivas da minha face, e é quase ao chegar à porta do escritório que se formula a questão: "que faço eu aqui?". Mas passada a porta do escritório a agitação da eficiência, as novas máquinas e os velhos procedimentos operativos fazem-me esquecer a busca de resposta até à próxima manhã.
22 março 2006
Nem tudo é mau
A Commissão Europeia acaba de publicar a lista negra das companhias aérias que, por motivos de segurança dos aparelhos, estão proibidas de sobrevoar o espaço europeu.
Nenhuma companhia nigeriana aparece nesta lista!
Coreia do Norte: Air Koryo
Comores: Air Service Comores
Afeganistão: Ariana Afghan Airlines
Kazaquistão: BGB Airlines, GST Aero Air Company
Quirguísia: Phoenix Aviation, Reem AirTailândia: Phuket Airlines
Ruanda: Silverback Cargo Freighters
República Democrática do Congo: Africa One, African Company Airlines, Aigle Aviation, Air Boyoma, Air Kasai, Air Navette, Air Tropiques, ATO (Air Transport Office), Blue Airlines, Business Aviation, Butembo Airlines, CAA, Cargo Bull Aviation, Central Air Express, Cetraca Aviation Service, CHC Stelavia, Comair, Compagnie Africaine d'Aviation, CO-ZA Airways, DAS Airlines, Doren AirCargo, Enterprise World Airways, Filair, Free Airlines, Galaxy Corporation, GR Airways, Global Airways, Goma Express, Great Lake Business Company, ITAB (International Trans Air Business), Jetair (Jet Aero Services), Kinshasa Airways, Kivu Air, LAC (Lignes Aériennes Congolaises), Malu Aviation, Malila Airlift, Mango Mat, Rwabika Bushi Express, Safari Logistics, Services Air, Tembo Air Services, Thom's Airways, TMK Air Commuter, Tracep, Trans Air Cargo Services, Transports Aeriennes Congolais (Traco), Uhuru Airlines, Virunga Air Charter, Waltair Aviation, Wimbi Diri Airways
Guiné Equatorial: Air Consul SA, Avirex Guinee Equatoriale, Coage (Compagnie Aeree de Guinee Equatoriale), Ecuato Guineana de Aviacion, Ecuatorial Cargo, GEASA (Guinea Ecuatorial Airlines SA), Getra, Jetline Inc, KNG Transavia Cargo, Prompt Air GE-SA, Utage (Union de Transport Aereo de Guinea Ecuatorial)
Libéria: International Air Services, Satgur Air Transport, Weasua Air Transport
Serra Leoa: Aerolift, Afrik Air Links, Air Leone, Air Rum, Air Salone, Air Universal, Destiny Air Services, First Line Air, Heavylift Cargo, Paramount Airlines, Star Air, Teebah Airways, West Coast Airways
Suazilândia: Aftrican International Airways, Airlink Swaziland, Jet Africa, Northeast Airlines, Scan air Charter, Swazi Express Airways
In Publico
21 março 2006
Que mais?
Ontem dois directores cá do sítio foram abalroados por um dos milhares de condutores tresloucados de Lagos: um deles tem a cabeça à Belém e o outro está no hospital a tentar pôr a pélvis no sítio.
Que mais desgraças nos impedirão de sair de entre os muros? E será que sobreviveremos até ao fim da clausura?