20 fevereiro 2006

Pior que bons

Já andava farto de ouvir falar dessa história dos cartoons da Dinamarca, e decidi pôr os pontos nos i's com o Paquistanês que temos cá connosco.

"Então mas que merda de berraria vem a ser esta?", atirei-lhe eu à cara, à volta duma cerveja. Uma e apenas uma, porque está visto que o gajo não bebe álcool.

Lá com ele (e com os amigos dele) estava tudo bem que criticassem tudo e que criticassem todos, excepto o profeta. Explicou-me ele que o respeito Maomé é a base intocável da civilização islâmica, e que, embora todas as disposições do Corão possam ser questionáveis e criticáveis, em Maomé ninguém toca.

E eu fiquei a pensar cá para mim (sim, é verdade que tive de pedir um pouco de ajuda à cerveja) que até é verdade que há quem questione o Corão, e é por isso que em diferentes países diferentes disposições se aplicam. Veja-se o caso radical da lei Sharia no Norte da Nigéria em contraste com o easy going da malta do Dubai. E é também verdade que enquanto estive no Paquistão vi muita gente questionar certas leis islâmicas, mas nunca a figura de Maomé.

Mas 'pera aí! como é que os gajos se acham no direito de exigir respeito cego por uma personagem? Mas que merda vem a ser esta? Já não posso dizer mal de quem me apetece? Olha que caralho, hã? Sim, porque isto a malta tem direito de dizer o que lhe vai na veneta: é um direito inegável. Pelo menos na Europa. Intocável! Isso, intocável tal como o Maomé.

Eh pá, mas se nós temos direito a uma coisa intocável, se calhar eles também têm... Então que fique cada um com a sua, e que não haja cá confusões: se eles não quiserem dizer mal do profeta, isso é lá com eles, que não o façam, mas nós que fiquemos cá com a nossa liberdade de expressão. Não queiram eles vir para cá impor-nos a preciosidade deles, que nós não andamos a tentar impor-lhes a nossa.

Oh diabo, mas se calhar andamos. Se calhar andamos mesmo com todas essas tentativas de democratizar o mundo árabe.

C'um catano, isto afinal eles querem ter uma preciosidade intocável, mas nós também; eles querem impingir-nos a preciosidade deles, mas nós também!

Porra pá, expliquem-me lá outra vez que são os maus e quem são os bons, porque a cerveja já não me dá mais ajuda.

Raios!

19 Comments:

At 21 fevereiro, 2006 11:31, Anonymous Anónimo said...

o teu dilema é perfeitamente natural e lícito, mas é demagógico. A liberdade de expressão na Europa não é inatacável, aliás há vários grupos,com liberdade de expressão, que a ela se opõem. E caricaturizando, não precisas de ir mais longe que qqr tasco de aldeia e os cotas que lá dizem: 'isto no tempo do Salazar é que era bom!'
Resume-se tudo ao velho 'não concordo com o que dizes mas luto para que possas dizê-lo'

 
At 21 fevereiro, 2006 11:43, Anonymous Anónimo said...

P.S. Qto a quem são os maus e os bons, só nos filmes do Hollywood é que ainda há maus e bons, a questão não é nem deve ser essa, eu sou totalmente contra o maniqueísmo!(Mas não contra ti :o) )

 
At 21 fevereiro, 2006 14:46, Anonymous Anónimo said...

Nesta história não há diferença clara entre maus e bons. Tu tocaste no que para mim é o ponto fundamental aqui: quem é que anda a impôr o quê a quem. Eu acho que alguns poderosos de países ditos ocidentais estão realmente a passar das marcas. Quando invadem sem fundamento países muçulmanos e quando (ab)usam da sua liberdade para os provocar. É pá, não perdoo ao dinamarquês (supostamente civilizado, auto-intiulando-se tolerante) que teve a ideia de fazer esta birra infantil. Se soubesse desenhar punha um gajo com uma t-shirt da Dinamarca e chupeta a destruir o brinquedo que entretia uns quantos muçulmanos pacíficos. Quanto ao direito de expressar aquilo que eu não gosto nos islâmicos extremistas, fica para qdo eu tiver o meu blog (não esperem), que este post já vai longo...

 
At 21 fevereiro, 2006 19:23, Anonymous Anónimo said...

Inês: não deixes para quando tiveres o teu blog, faz um texto e manda por mail, eu gostaria de ler-te sobre a matéria, com princípio meio e fim, já que falámos muitas vezes sobre um lado da questão mas sempre em meio de animadas confusões e ainda não tenho uma visão holística da tua posição na matéria.
já agora, tb gostava que nesse texto respondesses a algo que ainda não entendi: se a caricatura, desde o início, te parece uma infantilidade, porque a levas tão a sério e te parece razoável que outros façam o mesmo? Não teria sido mais importante que não se repetisse, depois de existir a consciência da sensibilidade alheia?

Fica um último comentário: tb fui à manif contra a invasão do Iraque e discordo - CLARO! - das invasões de países ao sabor dos interesses económicos dos EUA e da UE, mas não é seguramente com caricaturas que os invadimos - infelizmente pra eles. Mas parece-me que é com alguma segurança que se pode dizer: a reacção que obtiveram as caricaturas é o dano colateral da política externa dos EUA, mais do que outra coisa qqr...

 
At 21 fevereiro, 2006 20:11, Blogger Eduardo da Fonseca Joaquim said...

Inês, desperta a bloguista que há em ti! Mas entretanto, manda-me uma cópia do texto que escreveres à Luísa (com a sua permissão, óbvio...).

Manif? Ainda me lembro de ver o Rossio enfaixado com os dizeres "Querem petróleo? Vão buscá-lo à Galiza" (a malta quando quer até diz umas coisas com pinta!).

Mas o meu comentário à influência do mundo ocidental sobre o mundo islâmico não tem nada a ver com guerras por interesses económicos (elas existem, mas não era a isso que me referia neste caso). Eu queria questionar essa quase "verdade absoluta" em que muitos europeus crêem, e que segundo a qual a democracia e a liberdade de expressão são os melhores sistemas para todo e qualquer país do mundo. Essa sim é uma questão em que eu próprio não tenho posição firme!

E é bem verdade que alguma da malta do copo de três reza em voz alta pelo regresso de Salazar. Mas temos de ver que quem poderá tornar possivel tal regresso ou coisa similar são as organizações políticas e militares. E nesse aspecto, é de notar que todas as constituições dos países da Europa Ocidental proíbem formalmente partidos que apelem à diminuição da liberdade de expressão e posicionam as estruturas militares incondicionalmente abaixo das estruturas políticas (criando os chamados estados cívis). Mesmo os Le Pen's da Europa estão condicionados a estas leis. E experimenta propor a alteração da constituição neste tópico, e verás a imediata reacção de choque da esmagadora maioria da população europeia (o Le Pen nem sequer se diz contra a liberdade de expressão, e vê o choque que foi para a maioria dos europeus o seu apuramento para a segunda volta das presidenciais). Aliás, a democracia e a liberdade de expressão são condições necessárias à entrada de qualquer país na UE. Daí que eu fale em liberdade de expressão "intocável".

 
At 22 fevereiro, 2006 11:43, Anonymous Anónimo said...

Meu caro, acho que te antecipaste uns 20 anitos à questão que todo o homem e bom chefe de família chega lá pros 40 e kkr coisa: "se a democracia é um sistema tão merdoso e inviável em tto sítio não será a ditadura um sistema melhor, particularmente sob certas condições? Bem vistas as coisas a minha vida tb é uma ditadura!..." LOL!;o)
Acho que a democracia não é o sistema ideal, não é o melhor sistema, para já, para todo o mundo, porque pressupõe uma maioria de classe média e generalização de info p funcionar minimamente, mas no futuro, quem sabe...

 
At 22 fevereiro, 2006 14:24, Blogger Eduardo da Fonseca Joaquim said...

Pois Luísa, mas mesmo em sociedades onde a maioria da população pertence a uma classe média com boa formação e bom poder de compra, nem sempre a democracia gera os melhores líderes: vejam-se os casos do "marketing político" na Europa e nos EUA, que levam a que essa classe média não faça uma escolha baseada nos critérios que geram os melhores líderes. Isto é, em vez da malta saber o que é que o Cavaco andou ou não a fazer e baseada nisso votar ou não nele, acaba mas é por tomar essa decisão de acordo com a forma como ele come a merda do bolo rei! E é exactamente porque a democracia está a falhar a pouco e pouco no mundo ocidental que cada vez tenho mais dúvidas sober ideia de que a devemos "exportar".

 
At 22 fevereiro, 2006 16:09, Anonymous Anónimo said...

... parece que se puso buena la discusión sobre el tema musulmán. quiero decirte que estoy totalmente de acuerdo con tu punto de vista (for once!).... el hecho que un país tenga democracia no quiere decir necesariamente que tendrá buenos líderes, y el hecho que tenga libertad de expresión (término lamentablemente muy desgastado) tampoco quiere decir que lo que vas a expresar sea lo correcto o la verdad absoluta...
creo que estamos en un mundo debatiente y debatible, donde a toda acción corresponde una reacción, donde hay gente abusiva y gente harta, y donde se tiene que aprender a vivir con las consecuencias de los propios actos.
ganó hamas en palestina... what do to you call that? democracy or jihad?

 
At 22 fevereiro, 2006 20:09, Anonymous Anónimo said...

ó mano!

ele há cerveja na nigéria???

tá mal...
a tradição nigeriana-muçulmana não se ofenderá'

e se se ofende, o que acontece à sede da minoria que por aí vive, e que até bota abaixo de vez em quando???

eu cá, acho que todo o ser humano, seja preto, amarelo, às pintinas, rosado ou branquela, tem a obrigação de ir ganhando alguma maturidade... e aprender a conviver com as especificidades de cada um...

lado mau da questão: e o dinamarquês fez birra e o muçulmano ofendeu-se!
lado bom da questão: o dinamarquês tem liberdade de expressão, e o muçulmano tem fé!

que tenham ambos a capacidade de viver em paz!

peace and love....
e sol para aquecer...

 
At 22 fevereiro, 2006 20:41, Anonymous Anónimo said...

Podemos comparar as caricaturas do MAOME com uma de um indiano com uma rosa da mao e caril na outra. Não falte tambem as gengivas escuras para condizer... Voces não se lembram de filmes como A vida de Brian, ou Jesus Crist Super Star? Sera que a evolução das ideologias e dos pensamentos não passa em grande parte pela tolerancia do outro. Qual a diferença dos regimes de terror do Estaline? Em que uma mera opinião podia levar á morte... Por isso é que ainda estão no ano mil setecentos e troca o passo...
Beijos e abraços dinamarqueses...

 
At 23 fevereiro, 2006 12:06, Anonymous Anónimo said...

a democracia não existe para criar bons líderes mas um bom povo, ou um povo que vive bem, ou melhor, enfim... Mesmo assim é o que se sabe - não chega pra todos, infelizmente - mas pra mim, dentre os maus sistemas, continua a ser o melhor - que não é o mesmo que dizer que é bom.
o hamas ganhou na palestina, pois é... ao princípio tb me assustei! depois pensei: isto tb é democracia e pode ser que assim se sintam obrigados a tornarem-se mais moderados, mais políticos, menos terroristas, como já aconteceu com outras organizações extremistas que se moderaram ao serem legitimadas pelo voto. Pelo menos 'os hamases' começaram a 'comer' dos israelitas e não quiseram responder logo, o que em si mesmo já me surpreendeu positivamente. De resto cada povo tem os líderes que merece - sim, Portugal, infelizmente, merece o Cavaco! - e quem sou eu pra dizer aos palestinianos se o hamas é bom ou mau pra eles, se a palestina pra mim é só uma terra que existe ocasionalmente das 20-21h, qdo passa no telejornal?
m(ana), o que me ocorreu ao ler-te, passe a graxa que é fortuita, não te habitues, ok?, foi: deve ser agradável viver à tua beira, é sempre bom partilhar da companhia de pessoas boa-onda e com bom-senso que não chateiam os outros nem se deixam chatear! :o)

 
At 23 fevereiro, 2006 17:40, Anonymous Anónimo said...

não se pode confundir fé com intolerancia e xenofobia... por vezes é dificil de ver diferenças entre ambos pois os extremos tendem a tocar-se. Para mim qualquer mulher ou homem que critique quem fez as caricaturas ou gosta muita da burca e de viver em função da crastração do pensamento e comportamento, ou então é-lhe vantajoso essa situação. Podemos sempre comentar a questão do HAMAS, isto porque pode por em causa a nossa vivencia diaria.. quem achar que vivemos isolados do resto do mundo deve ser muito ingenuo. Acordem irmãos e deixem o pais da Alice.. ela agora ja é crescida e é correctora na bolsa de Wall Strett.. Beijos e abraços dinamarqueses...

 
At 23 fevereiro, 2006 17:56, Anonymous Anónimo said...

Lamento desiludir-vos mas não há bloguista em mim. Luísa: eu não dou mais importância aos cartoons do que tu, o quim ou a (m)ana. Só disse o que penso. Acho que é grave quando o vejo como uma infantilidade praticada por gente grande com potencial dano para alguém. Se fosse uma criança a fazê-lo, garanto-te que não estava meio mundo a falar sobre o assunto!Parece-me a diferença óbvia... E concordo contigo, com o Quim e principalmente com a (p)rima.

 
At 24 fevereiro, 2006 01:09, Blogger Eduardo da Fonseca Joaquim said...

Maomé, tu sim és um verdadeiro duro: até com a Alice exploras o trabalho infantil!

Ó Inês, já percebi porque é que não tens veia de bloguista: concordas com demasiada gente!

Luísa amiga, é o líder que tem o poder de fazer com que o povo viva bem. Logo, se a democracia eleger líderes de merda, semelhante vida teremos. Não sou contra a democracia, mas pela forma como a vejo hoje, temo a sua derrocada nas próximas décadas se o modelo actual não se alterar substancialmente. E isso porque não percebemos patavina do que se passa no governo para podermos votar em verdadeira consciência como é necessário para que o modelo democrático funcione! Sempre achei que considerar a democracia como o menos mau dos sistemas limita-nos a imaginação para criarmos outros melhores! É essa a refleção que proponho como desafio!

Mini, não quero especular muito, mas suspeito que os resultados nas eleições palestinianas sejam um sinal de que se alguns povos escolhessem, não escolheriam necessariamente a democracia.

(m)ana, doenças várias, enxames de mosquitos ou as cidade mais perigosas do muito são coisas que ainda se suportam. Mas a falta de cerveja? Vão lá mais de três semanas que aqui estou, e achas que teria sobrevivido?

 
At 24 fevereiro, 2006 21:14, Anonymous Anónimo said...

como ainda não foi para badajoz trabalhar na animação cultural já é uma sorte...
Beijos e abraços dinamarqueses

 
At 27 fevereiro, 2006 20:08, Anonymous Anónimo said...

a propósito de musicais,
alguém vai ver a ópera do malandro?

 
At 01 março, 2006 19:36, Anonymous Anónimo said...

Vou. No dia 25 no Coliseu do Porto. Queres vir?

 
At 02 março, 2006 20:54, Anonymous Anónimo said...

bora lá! já tens bilhete?
eu ainda não.
depois sms para ti.
há para aí uma cama?

 
At 03 março, 2006 00:36, Anonymous Anónimo said...

É melhor mandar-te sms se não o Quim ainda se chateia por estar a servir de pombo-correio. Que não lhe pegue a gripe! ;)

 

Enviar um comentário

<< Home