31 março 2006

Como ratos

Como ratos esperando o último suspiro, aguardamos a inevitável malária...

Só dois

Três vieram.

Um está com malária.

Já só faltam dois...

30 março 2006

A linha

Há uma linha na Nigéria. Uma linha que não está marcada no chão, nem nas paredes ou no tecto. Não a verão no telhado ou no meio da rua; não a busquem no autocarro, não a procurem na internet. No entanto, é uma linha que está por toda a parte e que sentimos assim que chegamos ao país.

É uma linha entre brancos e negros. É uma linha que se move continuamente connosco, e que se encontra sempre que há duas pessoas de cor diferente. Ela faz-se notar pelos "sim senhor" com que eles nos respeitam, enquanto fazem uma vénia, mas também na dureza e crueldade com que a maioria dos gestores negros tratam os seus subordinados, como que procurando afirmar o poder que agora têm. Ela está lá quando somos respeitados enquanto se grita aos negros, ou quando temos direito a comida diferente, num local diferente.

É uma linha fina, mas que nos rodeia, asfixiando-nos enquanto somos enojados por ela. Uma linha contra a qual somos (quase) impotentes...

27 março 2006

O bizarro, e mais além

Não bastava ter de trabalhar no domingo, tinha ainda de encontrar este amigo debaixo da minha secretária quando cheguei de manhã ao escritório.

Mostrei-o a um dos locais, que me disse que "não senhor, isso não é nenhuma barata; isso é uma agbakara, e é um excelente pitéu quando grelhada".

Notem que o "Rivera Card" na imagem é do tamanho de um normal cartão de crédito...

25 março 2006

Apenas até à próxima manhã

Há uma vida lá fora, eu sei que sim. Eu lembro-me que sim quando ouço os ritmos acelerados dos altifalantes que do outro lado do muro se agitam ao fim do dia para a celebração religiosa. Diz quem conhece, que lá fora não gostam de mirones, mas não era isso que eu queria ser. No entanto sigo como me indicam o caminho que não é naturalmente meu para a casa de hóspedes onde jantarei depois de treze horas ocupadas por trabalho, sem sair da fábrica, sem arriscar uma vida.

Sento-me à mesa e olho as caras ao meu redor, também elas ansiosas por outros lugares, mas que parecem não ouvir os ruidos que vêm lá de fora ou pelo menos não serem perturbadas por eles. À volta da mesa comprida cruzam-se conversas tépidas com palavras arrastadas ao redor de eficiências, as novas máquinas, os velhos procedimentos operativos. O cansaço elimina a paciência para aturar mais do que fiz durante todo o dia, e depois do fantástico ananás com que Duba, o cozinheiro, me delicia todas as noites, abandono a mesa. Experimento sentar-me um pouco na sala, mas sou afugentado pelos gritos de mais um qualquer reality show que alguém insiste em ver.

Recolho-me ao meu quarto, para apenas entregar-me à cama. Ainda espreito pelo canto dum olho mal fechado a antologia da poesia portuguesa, mas a esta hora não há alma para a receber.

De manhã faço-me ao caminho entre a casa de hóspedes e a fábrica. É nesses dez minutos de caminho que sinto que mais um dia passou sem que eu vivesse realmente. São esses dez minutos em que todo o peso da frustração cai sobre as rugas expressivas da minha face, e é quase ao chegar à porta do escritório que se formula a questão: "que faço eu aqui?". Mas passada a porta do escritório a agitação da eficiência, as novas máquinas e os velhos procedimentos operativos fazem-me esquecer a busca de resposta até à próxima manhã.

22 março 2006

Nem tudo é mau

A Commissão Europeia acaba de publicar a lista negra das companhias aérias que, por motivos de segurança dos aparelhos, estão proibidas de sobrevoar o espaço europeu.

Nenhuma companhia nigeriana aparece nesta lista!

Coreia do Norte: Air Koryo

Comores: Air Service Comores

Afeganistão: Ariana Afghan Airlines

Kazaquistão: BGB Airlines, GST Aero Air Company

Quirguísia: Phoenix Aviation, Reem AirTailândia: Phuket Airlines

Ruanda: Silverback Cargo Freighters

República Democrática do Congo: Africa One, African Company Airlines, Aigle Aviation, Air Boyoma, Air Kasai, Air Navette, Air Tropiques, ATO (Air Transport Office), Blue Airlines, Business Aviation, Butembo Airlines, CAA, Cargo Bull Aviation, Central Air Express, Cetraca Aviation Service, CHC Stelavia, Comair, Compagnie Africaine d'Aviation, CO-ZA Airways, DAS Airlines, Doren AirCargo, Enterprise World Airways, Filair, Free Airlines, Galaxy Corporation, GR Airways, Global Airways, Goma Express, Great Lake Business Company, ITAB (International Trans Air Business), Jetair (Jet Aero Services), Kinshasa Airways, Kivu Air, LAC (Lignes Aériennes Congolaises), Malu Aviation, Malila Airlift, Mango Mat, Rwabika Bushi Express, Safari Logistics, Services Air, Tembo Air Services, Thom's Airways, TMK Air Commuter, Tracep, Trans Air Cargo Services, Transports Aeriennes Congolais (Traco), Uhuru Airlines, Virunga Air Charter, Waltair Aviation, Wimbi Diri Airways

Guiné Equatorial: Air Consul SA, Avirex Guinee Equatoriale, Coage (Compagnie Aeree de Guinee Equatoriale), Ecuato Guineana de Aviacion, Ecuatorial Cargo, GEASA (Guinea Ecuatorial Airlines SA), Getra, Jetline Inc, KNG Transavia Cargo, Prompt Air GE-SA, Utage (Union de Transport Aereo de Guinea Ecuatorial)

Libéria: International Air Services, Satgur Air Transport, Weasua Air Transport

Serra Leoa: Aerolift, Afrik Air Links, Air Leone, Air Rum, Air Salone, Air Universal, Destiny Air Services, First Line Air, Heavylift Cargo, Paramount Airlines, Star Air, Teebah Airways, West Coast Airways

Suazilândia: Aftrican International Airways, Airlink Swaziland, Jet Africa, Northeast Airlines, Scan air Charter, Swazi Express Airways

In Publico

21 março 2006

Que mais?

Ontem dois directores cá do sítio foram abalroados por um dos milhares de condutores tresloucados de Lagos: um deles tem a cabeça à Belém e o outro está no hospital a tentar pôr a pélvis no sítio.

Que mais desgraças nos impedirão de sair de entre os muros? E será que sobreviveremos até ao fim da clausura?

17 março 2006

Olha se não fosse!

Ontem um dos chefes de departamento da fábrica foi assaltado quando ia para casa. Levaram-lhe tudo e deixaram o gajo a pé! Parece que estavam disfarçados de polícias e obrigaram o homem a parar.

E o tipo é Nigeriano!